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segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Brincando com palavras e poesias



Após realizar a leitura do texto "Brincando com as palavras" escrita por Kelly de Souza e disponibilizado pelo curso de Extensão em Mediadores de Leitura da UFRGS, nota-se que a poesia é importante e necessária no processo de desenvolvimento da criança. Tal como os contos de fada, levam-na a viajar, sonhar, imaginar, inventar, criar, recriar, rimar, entre outros. Na infância é fundamental a função dos mediadores, primeiro através dos pais, depois pelos professores. As crianças devem ser incentivadas para a exploração das palavras, a leitura, a construção e reconstrução de poesias. Levá-las a observar as rimas que fazem a beleza das quadrinhas e poesias.
Assim, a poesia é um meio pelo qual o professor/pai/educador em geral deve utilizar para 'seduzir' as crianças/jovens para o mundo fascinante da linguagem oral e escrita, pois através desse instrumento é possível encantar, trazer a beleza e a magia das palavras, dos nossos pensamentos, incentivando a criatividade, imaginação e, em consequência, a aprendizagem significativa que tantos almejamos.
Dessa forma, a poesia deve estar presente desde cedo na escola, como também em qualquer espaço educativo, seja ele formal ou informal. Apresentar versos simples, com significados, que despertem a imaginação da criança, é muito válido no processo de aprendizagem dos pequenos.      
Mas para isso, é indispensável que o professor, antes de tudo, faça um levantamento de alguns poetas que escrevem poesias, para que os educandos tenham um primeiro contato com eles e suas obras e para que saibam da existência, percebendo como ler e escrever poemas é uma atividade prazerosa.        
Torna-se necessário o professor fazer uma sondagem para descobrir os temas que interessam aos alunos, seus gostos, culturas, necessidades, de acordo com a faixa etária, para a introdução da poesia em sala de aula. Após, conversar sobre poesias, falar da harmonia das palavras, das rimas, musicalidade.       
Existem muitas poesias apropriadas, como esta do grande Vinícius de Moraes:

A Porta

Eu sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.

Eu abro devagarinho

Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira

Eu abro de sopetão

Pra passar o capitão.

Só não abro pra essa gente
Que diz (a mim bem me importa . . .)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta.

Eu sou muito inteligente!

Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo nesse mundo
Só vivo aberta no céu!

Essa poesia foi experienciada com duas crianças, no momento da elaboração deste trabalho e foi muito interessante os sentimentos e emoções despertadas através dela. A criança menor, ao final da poesia, disse: - Faz de novo! Foi constatado, com essas palavras e seus olhares que ela entendeu o significado das palavras e adorou as rimas. No momento do texto em que aparece o seguinte trecho: "eu abro bem devagarinho pra passar o menininho", o outro menino representou a cena, abrindo uma porta deste modo.
Outro modo de trabalhar poesia com crianças é através das parlendas. Uma muito interessante é a seguinte:

“Dum, dum Jacutinga laps”

Estava a Dona Galinha
Com a pintaida a passear
Não é que a Dona Minhoca se intrometeu
Para atrapalhar
Foi um tal de corre, corre, remexe mexe, socorre acode
Lá foi a Dona Minhoca parar num bico... Ai que azar...

Dum, dum jacutiga laps
Catunga laruêps  Catunga tinga
Salaruêps sara meu paps
Catunga laruêps Catunga tinga

Naquele bailado doido
Que a minhoca pôs-se a fazer
No bico de um pintinho
Que não parava de tremer
Então no remexe, mexe, socorre, acode,  no vai não vai,
Não é que a Dona Minhoca, do bico fino... Pode escapar...

Dum, dum jacutiga laps
Catunga laruêps Catunga tinga
Salaruêps sara meu paps
Catunga laruêps Catunga tinga

       Através desta parlenda que é uma canção em ritmo de samba, é possível desenvolver as seguintes atividades com as turmas:
·          Cantar e dançar que auxilia que auxilia na expressão oral, pois muitos alunos da educação infantil apresentam dificuldades na fala; também desenvolve a expressão corporal através da dança favorecendo a desinibição;
·         Dramatização que auxilia na interpretação e no desenvolvimento da expressão corporal;
·         Reconhecer as características dos animais, neste caso, as aves;
·         Desenho das partes da canção e recontagem da história, desenvolvendo as noções de tempo: início, meio e fim.
As crianças adoram a letra e o ritmo desta música e os pais contam que as crianças chegam em casa cantando o refrão. Assim, elas se sentem estimuladas e desenvolvem as habilidades acima citadas de forma prazerosa.

Referências bibliográficas:




2 comentários:

  1. Que maravilha de reflexão, parabéns ao Grupo!

    Possibilitar o "falar em poesia" é algo emocionante, principalmente quando se tem o retorno através de uma reprodução de palavras, desenhos, músicas, dança, como conjunto de desenvolvimento do conhecimento, gratifica e entusiasma todo o educador. O grupo foi muito feliz nas escolhas das poesias.
    Continuem alimentando esse lindo blog com muita poesia, muitas palavras e muitas ideias.

    Um grande abraço
    Profa. Marilene

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  2. Parabéns a todas as Luluzinhas pelas ideias postadas... sente-se que foram experienciadas com afeto, propiciando também a integração junto aos familiares/crianças.
    Gostei das indicações das referências!
    Abração
    Kátia

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